O Estado de São Paulo destaca-se por sua economia robusta e pela dinâmica das extensas malhas rodoviárias que entrelaçam o interior. Essas vias conectam cidades, impulsionam o transporte de mercadorias e contribuem para o desenvolvimento regional. 

O intrincado sistema rodoviário facilita a movimentação de bens e desempenha papel vital no fortalecimento da infraestrutura e na promoção do crescimento econômico em toda a região.

Rodovia Raposo Tavares

Créditos da foto: viatrolebus

Inaugurada em 1922, a Rodovia Raposo Tavares é uma das mais importantes do estado, criada para levar o progresso para o interior, ligando-o à capital paulista. Seu início é no bairro Butantã em São Paulo e o fim em Presidente Venceslau, na divisa com Mato Grosso do Sul. 

Com 654 quilômetros de extensão, ela passa por diversas cidades, entre as quais estão Alumínio, Araçoiaba da Serra, Mairinque, Sorocaba, São Roque e muitas outras. 

Atualmente a CCR ViaOeste está realizando a duplicação da rodovia nas cidades de Mairinque, Alumínio e Sorocaba, promovendo a fluidez do tráfego e impulsionando o desenvolvimento nas áreas circunvizinhas, gerando, por exemplo, 2500 empregos diretos, conforme divulgado pela concessionária.

Rodovia dos Bandeirantes

Créditos da foto: Reprodução/CCR AutoBAn

Também muito significativa para o estado, foi inaugurada em 1978 e cruza os municípios de São Paulo, Caieiras, Cajamar, Franco da Rocha, Jundiaí, Vinhedo, Itupeva, Campinas, Hortolândia, Sumaré, Santa Bárbara D’Oeste, Limeira e Cordeirópolis. 

Foi considerada a segunda melhor rodovia do país no ranking divulgado pela Confederação Nacional dos Transportes em 2021, chegando a ficar na primeira posição em sete das edições anteriores do levantamento.

Sua importância econômica e logística é inquestionável, conectando o interior de São Paulo de maneira eficiente e beneficiando cidades e regiões ao longo de seu trajeto. Os seus 173 quilômetros vão desde a Ponte Ulysses Guimarães em Pirituba até a Rodovia Anhanguera em Cordeirópolis. 

Rodovia Anhanguera

Créditos da foto: panorama negócios

Inaugurada em 1940, a Rodovia Anhanguera representa, junto com a Rodovia dos Bandeirantes e a Rodovia Washington Luís, o principal corredor financeiro do país. Essa rede viária conecta diversas regiões metropolitanas do estado, como São Paulo e Campinas, além de abranger o Aglomerado Urbano de Jundiaí, a Região Administrativa Central e a Região de Ribeirão Preto.

Com extensão de 442 quilômetros, a Rodovia Anhanguera desempenha papel crucial na formação de polos industriais e agrícolas ao longo de seu percurso. 

Rodovia Castello Branco

Crédito da Foto: Divulgação / CCR ViaOeste

Ao traçar o panorama histórico da Rodovia Castello Branco, percebemos a concepção estratégica para impulsionar o desenvolvimento ao longo de seu percurso. Os 315 quilômetros de extensão começam no Complexo Viário Heróis de 1932 em São Paulo e terminam em Santa Cruz do Rio Pardo, ainda no estado paulista.

Inaugurada em 1968, essa rodovia é relevante no que diz respeito a conectar a capital a cidades como Barueri, Itu e Sorocaba, desempenhando papel fundamental no crescimento dessas áreas, não apenas como centros urbanos, mas também como pólos industriais e agrícolas.

Rodovia Régis Bittencourt

Créditos da foto: divulgação

Inaugurada em 1961, é a mais importante ligação rodoviária entre o Sudeste e o Sul do Brasil, além de abranger cidades estratégicas em São Paulo, integrando-se com outros estados e desempenhando papel fundamental no comércio regional. Um de seus marcos importantes foi a duplicação quase que na totalidade entre os anos de 1995 a 2002.

Seus 496 quilômetros de extensão vão desde Quatro Barras no Paraná até Taboão da Serra em São Paulo. Ela conecta municípios como Juquitiba, Itapecerica da Serra e Embu das Artes, facilitando o fluxo de mercadorias e pessoas e promovendo o desenvolvimento econômico dessas localidades.

Fernão Dias

Créditos da foto: Assembleia Legislativa do Estado de SP

Com 562,1 quilômetros de extensão, está entre as maiores do Brasil. Ela possui marco inicial em Contagem (MG) e termina na capital paulista, contribuindo significativamente para a conectividade do interior paulista, uma vez que passa pelos municípios de Mairiporã, Atibaia, Bragança Paulista e Vargem.

Inaugurada em 1959, essa importante rodovia vem sendo essencial para o transporte de mercadorias e o desenvolvimento econômico das regiões que conecta, além disso é a principal ligação entre as capitais Belo Horizonte e São Paulo. 

De acordo com o Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG), 43% da economia mineira, 20% de toda a produção do parque industrial de Minas e de São Paulo, cerca de 60% da produção nacional de ferro-gusa e aproximadamente 3 milhões de toneladas da produção agrícola mineira passam pela BR-381, representando circulação média de mais de 15 mil veículos – entre ônibus, caminhões e automóveis – por dia. Além disso, 25% da população mineira vivem e trabalham em sua área de influência.

As rodovias que entrelaçam o interior de São Paulo são mais do que simples caminhos, mas têm grande relevância para seu desenvolvimento econômico, conectando pessoas, cidades e regiões, fazendo com que o local se torne cada vez mais promissor. Acesse o site do Radar e saiba por que essa é uma das melhores áreas para você investir.

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Redação Radar do Interior

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