A região metropolitana de Campinas vem consolidando sua importante posição econômica a nível estadual e nacional. Formada por 20 municípios, ela se destaca quando o assunto é desenvolvimento e infraestrutura pública, e é neste contexto que Paulínia se sobressai.
Em constante progresso, o município é um excelente destino para quem busca qualidade de vida e crescimento profissional. Afinal, o local possui oportunidades em diversos setores e, ainda, oferece o que é necessário para que os moradores vivam com mais bem-estar.
Conheça sobre essa interessante cidade do interior paulista e saiba porque escolhê-la para viver. Boa leitura!
Cidade com infraestrutura diferenciada
Um dos principais aspectos que tornam Paulínia um município especial é a sua infraestrutura. Essa característica, ligada ao acesso facilitado à Campinas — pouco mais de 20 km —, faz com que a cidade atraia quem deseja mais qualidade de vida e um dia a dia mais tranquilo.
Segundo o IBGE, o IDH (Índice de Desenvolvimento Humano) de Paulínia é de 0,795. Isso se deve também à sua riqueza, que possibilita que a população tenha serviços de qualidade em lazer, saúde, cultura e educação, por exemplo.
PIB e economia que se destacam no interior paulista
Algo que merece destaque em Paulínia é o PIB per capita, que, segundo levantamento do IBGE, em 2020 era de R$ 344.390,47. Esse número coloca o município à frente de importantes cidades brasileiras e, até mesmo, do mundo. Se compararmos, por exemplo, com a capital paulista, há uma grande diferença, tendo o valor em R$ 60.750,09 no mesmo período.
A presença de importantes empresas no município contribui para que sua economia ganhe todo esse destaque. Algumas importantes organizações, como Syngenta, se encontram na cidade que, também, é reconhecida por questões de sustentabilidade e conexão. Esse cenário eleva a qualidade de vida e aumenta a geração de renda e trabalho para a população.
Refinaria de relevância no âmbito nacional
Quando o assunto é desenvolvimento econômico, Paulínia conta com uma das mais importantes refinarias do país, a Replan. Sendo a maior da Petrobrás em capacidade de processamento de petróleo, com 69 mil m³/dia, o que equivale a aproximadamente 20% de todo refino do país, contribuindo ainda mais para com o progresso local.
A Refinaria de Paulínia começou suas operações em 1972 e foi instalada na cidade devido sua localização estratégica a 118 Km de São Paulo, facilitando as questões de logística. A estrutura tem uma área total de 9,1 km² e atende o mercado do interior paulista, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Acre, Sul de Minas Gerais, Triângulo Mineiro, Goiás, Brasília e Tocantins.
Desenvolvimento constante e infraestrutura diferenciada são alguns dos pontos que tornam Paulínia uma excelente escolha. Assim, ela se torna o endereço certo para quem quer viver em uma importante região, próxima a Campinas, e ter muita qualidade de vida.
Quer saber mais sobre o interior paulista e seu potencial de crescimento? Acompanhe o Radar nas redes sociais. Estamos no YouTube, LinkedIn e Instagram.