Importante polo industrial do estado de São Paulo, quarta cidade mais populosa do interior paulista e com um PIB (Produto Interno Bruto) acima de 37 bilhões de reais, Sorocaba, sem dúvidas, é um município relevante para investidores. Por isso, nesta publicação, reunimos dados mais recentes sobre o potencial econômico da cidade que vão te ajudar a entender porque você deveria investir no município.

Economia altamente diversificada

Fonte da foto: Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba está inserida em uma região administrativa composta por 47 municípios. De acordo com o Mapa da Economia Paulista, criado pelo Desenvolve SP, a região possui uma economia altamente diversificada. O destaque é para a fabricação de implementos de telecomunicação que tem a Flextronics como uma das mais importantes indústrias do setor. 

Além da telecomunicação, o setor de alimentos, máquinas e equipamentos, metal mecânico e de metalurgia também compõem a linha produtiva local. Os setores de maior dinamismo são o farmacêutico e o de couros e calçados.

Mais do que contar com nomes fortes na indústria, como Toyota, GM, Sorocaba Refrescos, ZF, Pirelli e PepsiCo, a cidade também tem atraído muitos investimentos. Só para citar algumas das novas empresas que chegaram a Sorocaba em 2022, temos Projeto Recicla, GPA e A&B, além de uma nova unidade do Grupo Pão de Açúcar e uma multinacional do segmento de vacinas.

Entre as melhores do Brasil em gestão pública

Fonte da foto: Prefeitura de Sorocaba

Sorocaba aparece ocupa a 12ª posição nacional dentro do Índice de Desafio dos Municípios 2021 (IDGM), que avalia a gestão municipal das 100 maiores cidades brasileiras, responsáveis por 48% do PIB nacional. 

O estudo, referente ao ano de 2021, é uma realização da Macroplan, renomada empresa de consultoria, em parceria com outras instituições. O IDGM é construído a partir de um índice sintético que reúne 15 indicadores em quatro áreas: Educação; Saúde, Segurança e Saneamento e Sustentabilidade.

Na ocasião, Sorocaba está à frente de importantes cidades, incluindo capitais, como Belo Horizonte (15ª), São Paulo (19ª) e Florianópolis (21ª).

Outro importante reconhecimento aos esforços públicos do município foi o Prêmio Band Cidades Excelentes 2021, do qual a cidade sagrou-se campeã nacional.

O prêmio, conquistado na categoria de melhor gestão do Brasil entre as cidades acima de 500 mil habitantes, foi entregue considerando cinco pilares: Eficiência Fiscal e Transparência; Educação; Saúde e Bem-estar; Infraestrutura e Mobilidade Urbana; e Desenvolvimento Socioeconômico e Ordem Pública, além das premiações extras. 

Na classificação geral, Sorocaba ficou com 66,35 pontos no índice IGMA (Índice de Gestão Municipal Aquila). Destaque para os pilares Educação, com índice de 79,93, e Eficiência Fiscal e Transparência, com 72,83. Junto com Sorocaba, foram à final na mesma categoria Joinville e São José dos Campos.

Crescimento e competitividade que atraem investimentos

Fonte da foto: Prefeitura de Sorocaba

Recentemente, Sorocaba foi eleita pelo grupo Financial Times como o quarto melhor das Américas para se investir, na categoria Relação Custo-benefício. A publicação American Cities of The Future 2021/22 considerou 210 cidades das Américas do Norte, Sul e Central, sendo 42 delas de grande porte – com mais de 500 mil habitantes.

Muito desse potencial se dá graças ao perfil de liderança, crescimento e competitividade que o município têm reforçado com o passar dos anos.

Há poucos dias, Sorocaba subiu expressivas nove posições no Ranking de Competitividade dos Municípios, entre as 415 cidades do País com mais de 80 mil habitantes analisadas. Essa escalada representou o 4º lugar entre as cidades paulistas mais competitivas do mesmo porte, além do 21º lugar no Sudeste do País e 32º no Brasil. 

Em outra pesquisa, divulgada há poucos anos, Sorocaba ocupou a primeira posição no ranking das cidades líderes em mercado e a segunda no índice de desenvolvimento econômico do país. O estudo foi realizado pela Endeavor Brasil, rede de empreendedoras e empreendedores à frente das scale-ups.

Vale dizer ainda que, recentemente, foram anunciadas mais 3 obras de grande porte que celebram esse momento de expansão do município e vão movimentar o mercado de trabalho local, com a criação de, ao menos, 1.500 novas vagas de emprego. Isso sem falar que são estimados mais de R$100 milhões de investimentos entre um centro de distribuição, um grande empreendimento imobiliário e a construção de um grande parque aquático.

Nos acompanhe no #Radar para conhecer ainda mais sobre todo o potencial econômico, tecnológico e cultural que o interior paulista tem a oferecer.

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *