O interior de São Paulo é conhecido pela sua força econômica, infraestrutura tecnológica e científica e diversidade cultural, segundo dados do Diário do Comércio. São inúmeras cidades com características distintas que atraem variados perfis de moradores.
No entanto, quais escolher para viver?
É o que vamos te falar no decorrer deste artigo, onde será apresentado as principais cidades para viver no interior paulista.
Interior de SP
Para reforçar o estudo, levamos em consideração importantes indicadores sociais/econômicos. A começar pelo fato do interior ter se consolidado economicamente durante a pandemia, ocupando a 21ª colocação entre as maiores economias do mundo. Esse número só foi atingido graças ao desenvolvimento acelerado de diversas cidades.
Também foram levados em conta:
- Índice de Desenvolvimento Humano por Município (IDHM), calculado com base em índices de Longevidade (uma vida longa e saudável), Educação (acesso ao conhecimento) e Renda (padrão de vida);
- Índice FIRJAN de Desenvolvimento Municipal, ranking de desenvolvimento socioeconômico;
- Ranking Connected Smart Cities de 2020, para avaliação das cidades consideradas mais inteligentes, tecnologicamente falando.
Finalmente, chegamos a lista desses municípios paulistas:
Campinas
Considerada a única metrópole não capital do Brasil, consegue mesclar as facilidades de uma cidade grande com resquícios do ar interiorano que muita gente busca.
Localizada a apenas 100km da capital paulista, o município tem grande concentração tecnológica, científica e de pesquisa, com grandes centros universitários como Unicamp e PUC. Também já foi considerada o maior polo de tecnologia da América Latina.
Sorocaba
Uma das mais populosas do interior paulista, Sorocaba possui cerca de 700 mil habitantes. A cidade tem uma grande área verde, com diversos parques abertos para a população, tudo isso sem deixar de lado o toque cosmopolita e moderno que centros comerciais, shoppings e serviços essenciais de qualidade entregam.
Vale ressaltar o fato de que o município é referência em mobilidade por ciclovias, com uma malha de ao menos 115 km disponíveis.
Jundiaí
A próxima também consta na lista das 15 mais populosas de SP. Com 418.962 mil habitantes, Jundiaí fica a apenas 60 quilômetros da capital paulista.
De acordo com o índice da Firjan, a cidade possui a 12ª melhor qualidade de vida do país com requintes interioranos comuns ao de médio porte.
Vinhedo
O IDH elevado do município é um de seus principais atrativos, mas não o único. Há pouco tempo, foi considerada líder no ranking das cidades mais seguras com mais de 50 mil habitantes.
Localizada a apenas 75km da capital paulista, tem atraído cada vez mais famílias que desejam estar perto de grandes centros, mas sem deixar de lado a qualidade de vida. Aliás, neste sentido, vale dizer também que é de Vinhedo a segunda colocação em um estudo sobre as melhores cidades para se envelhecer no Brasil.
São Roque
Referência em todo o estado no que diz respeito ao seu crescimento, o município, com mais de 90 mil habitantes, tem muita força especialmente no setor turístico.
Localizada na região administrativa que mais cresceu em 2021, a de Sorocaba, a cidade tem recebido grandes investimentos no setor econômico. Além de nomes como a XP Investimentos e a ampliação do Catarina Fashion Outlet, um dos principais do Brasil que fica às margens da Rodovia Castelo Branco. Há ainda o aeroporto executivo com maior número de aeronaves no país.
Piracicaba
Importante no que diz respeito a economia, Piracicaba é um dos 20 mais populosos municípios do estado. Caracterizada pela forte tradição cultural e economia agroindustrial, tornou-se grande referência no segmento industrial graças ao avançado nível de desenvolvimento que a cidade apresenta.
Podemos falar também do ranking do IDGM (Índice dos Desafios da Gestão Municipal), que a posiciona como a 4ª melhor para se viver em todo o país, levando em conta áreas como educação, saneamento e sustentabilidade, saúde e segurança.
Quer ficar por dentro do que acontece no interior paulista? Acompanhe radardointerior.com.br.
2 Comments
[…] anteriormente aqui sobre o grande potencial do segmento imobiliário em diversas cidades. Além da qualidade de vida que municípios interioranos oferecem, e que têm atraído cada vez mais […]
[…] exemplo neste sentido é a cidade de Campinas, terceira maior população do estado e uma das melhores para se viver no país. Lá, o custo de vida médio costuma ser 12,4% menor do que o praticado em São Paulo, […]