Texto criado por: Construtora Planeta
Imagine se você saísse de casa, sem a necessidade de usar o carro, e percorresse poucos metros, dentro do seu próprio condomínio, para chegar ao escritório ou para fazer compras para a casa?
Esta tendência vista em capitais brasileiras e no exterior chega a Sorocaba com força: são os empreendimentos multiusos, que reúnem em uma mesma área edifícios residenciais e espaços para escritórios e lojas.
O Planeta Square Garden é um dos empreendimentos da Construtora Planeta que tem essas características. São quatro edifícios residenciais e um comercial totalmente independentes. É o mais novo conceito de centralidade urbana com infinitas possibilidades.
A construção deste projeto inédito na região já começou. O terreno tem quase 14 mil m² e está localizado no bairro Portal da Colina, zona sul da cidade. Neste momento, as equipes trabalham na fundação dos prédios, que terão 98 mil m² de área construída.
Esta tendência dos complexos multiusos também impacta na mobilidade urbana.
Reduzir o tempo em que as pessoas ficam no trânsito é um desafio para os gestores de todas as cidades. Afinal, quem consegue trabalhar perto de casa tem mais oportunidades para se dedicar à família, por exemplo, ou para resolver as tarefas do dia a dia, que ficam muito mais práticas e ágeis neste tipo de empreendimento.
Outra questão é o desenvolvimento e a valorização da área onde o projeto está inserido.
A abertura de novos espaços para lojas e escritórios movimenta empresários e comerciantes, gera empregos e oportunidades de negócios. Já os imóveis podem ficar de 10% a 20% mais valorizados na comparação com outros condomínios tradicionais.
“Além de projetarmos soluções imobiliárias, nos preocupamos com o entorno e de que forma nossos empreendimentos também podem contribuir com a comunidade e com a cidade como um todo. A proposta do Planeta Square Garden é oferecer mais opções para quem deseja trabalhar e realizar compras dentro do próprio condomínio, com conforto, agilidade e segurança”, destaca Ricardo Guimarães, presidente da Construtora Planeta.
O maior canteiro de obras de Sorocaba
O Planeta Square Garden será o maior canteiro de obras de toda a cidade de Sorocaba no pico da sua construção, com cerca de 400 colaboradores. O empreendimento vai consumir mais de 3 mil toneladas de aço, 32 mil m³ de concreto, 1,7 milhão de unidades de blocos de alvenaria, 2.631 janelas e 3.411 portas para os apartamentos, além de 51.600m² de revestimento cerâmico.
Dentro deste complexo, o Millenium Park terá duas torres residenciais com 156 apartamentos de 127 m² a 201 m² com 3 ou 4 suítes. Também destinado à moradia das pessoas, o Highline Park vai oferecer 270 apartamentos de 55 m² a 110 m² com 1, 2 ou 3 dormitórios (1 suíte), distribuídos em dois edifícios. Ambos oferecerão estrutura completa de lazer para os moradores.
Já nas instalações comerciais, o Ellipse Tower terá 10 lajes corporativas e um mall que abrigará 8 lojas no andar térreo, em uma das regiões mais bem localizadas de Sorocaba.
Estas construções serão interligadas por uma agradável praça de convivência, que será arborizada e poderá ser frequentada pelos moradores, pessoas que trabalharão no complexo e público em geral.
“Trouxemos à região este conceito internacional e percebemos que a ideia de agregar tantas possibilidades em uma única área tem agradado aos sorocabanos que têm buscado conhecer os detalhes do Planeta Square Garden, já pensando na qualidade de vida que terão morando ou trabalhando neste novo endereço”, afirma Guimarães.
Sobre a Planeta
Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.
Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.
A Planeta, além de ser uma das 50 maiores construtoras do país, foi reconhecida também pelo ranking como destaque em sua região de atuação.
O Prêmio de Destaque na Região de Atuação corrobora o protagonismo da empresa em 2021, quando lançou mais de 1.600 unidades atuando apenas na cidade de Sorocaba (SP) e no nicho específico de médio e alto padrão. Dentre as primeiras 50 empresas premiadas, a Planeta é a única que atua em uma única região, sendo líder de mercado em seu segmento e responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.
Além de estar entre as primeiras 50 empresas premiadas pelo Ranking Intec, também ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.
É, ainda, a construtora responsável pelo mais alto edifício do interior do Brasil, o Ícone Planeta, e pelo primeiro e maior complexo multiuso da região de Sorocaba, o Planeta Square Garden, além do mais luxuoso edifício da cidade, o Dijon.