Localizada no interior de São Paulo, Piracicaba tem se tornado o destino de muitas pessoas que saem das regiões metropolitanas em busca de mais tranquilidade. Com uma história rica, a cidade é reconhecida por sua importância na produção de açúcar no período colonial e, mais recentemente, por seu pólo industrial e agrícola. 

Se você está pensando em se mudar para um lugar agradável, com boas oportunidades e qualidade de vida, esse município pode ser uma ótima alternativa. Conheça mais sobre o local e todos os benefícios de investir na região

Entenda, neste artigo, porque vale a pena morar em Piracicaba. Boa leitura!

A cidade

Foi fundada em 1767, com a construção de uma capela dedicada à Nossa Senhora dos Prazeres. Devido à fertilidade da terra e sua localização estratégica às margens do rio Piracicaba, o município foi muito importante no período colonial, atraindo fazendeiros e se destacando economicamente. 

Com população estimada em 410 mil habitantes e a 160 km da capital paulista, a cidade preserva sua história e cultura. Além disso, é destaque no agronegócio e possui grande potencial para crescimento tecnológico. 

De acordo com o levantamento da Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária), Piracicaba possui 60 startups voltadas ao agronegócio, sendo a segunda cidade brasileira com mais empresas desse tipo, ficando atrás apenas de São Paulo. 

Economia e infraestrutura atrativas

Com PIB per capita de R$66,7 mil, o município está acima da média do estado, que é de R$51,4 mil, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Além disso, é um importante polo industrial, com várias indústrias metalúrgicas e de alimentos, por exemplo.

Piracicaba é conhecida pela produção de cana-de-açúcar, sendo sede da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ), ligada à Universidade de São Paulo (USP). 

A cidade conta ainda com diversos hospitais e clínicas, transporte público estruturado, ótimas escolas e variedade de comércios. Sua localização com fácil acesso a rodovias importantes como a Anhanguera e a Bandeirantes fazem com que o município se torne ainda mais atrativo. 

Qualidade de vida que se destaca

Com base no Índice de Exposição a Crimes Violentos (IECV) de 2020, que avaliou 141 municípios com mais de 50 mil habitantes, Piracicaba foi considerada a segunda cidade mais segura do estado de São Paulo. 

Com infraestrutura de cidade grande e tranquilidade do interior, Piracicaba oferece bem-estar e conforto aos habitantes. Além disso, conta com diversas opções de lazer como o Engenho Central, o Parque do Mirante, o Museu da Água, o passeio de balão, entre outros. Ou seja, é um local ideal para viver bem, ter boas oportunidades e investir com segurança.

Piracicaba tem diversos atrativos, mostrando que realmente vale a pena morar na cidade e desfrutar de todos esses benefícios, que vão desde a infraestrutura de qualidade até economia diferenciada e possibilidades de lazer. 

Se você ficou interessado em saber mais sobre as cidades do interior paulista, acompanhe o Radar e fique por dentro de todas as novidades e curiosidades da região.

About Author

Ana Maria Fonseca Agmont

Jornalista formada pela Universidade de Sorocaba (UNISO), assessora e gestora de estratégias na Agência TAKET, especialista em marketing para construção.

1 Comment

    […] Vale a pena morar em Piracicaba? […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *