No estado de São Paulo concentra-se a maior parcela da população brasileira: são 46.649.132 habitantes, distribuídos em 645 municípios – sendo que 77 deles possuem população superior a 100 mil habitantes.
Dentro desse contexto, hoje vamos apresentar algumas das mais populosas cidades do interior paulista, de acordo com levantamento realizado em cima dos dados do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.
Você sabe quais são?
Campinas (1.204.073 de habitantes)
Fonte da foto: Câmara do Comércio Exterior de Campinas e Região
A 3ª cidade mais populosa do estado, Campinas é também uma das 3 que têm mais de um milhão de habitantes
Uma das mais influentes cidades de todo interior paulista, carrega também o título de ser a única metrópole brasileira fora de uma capital.
Localizada a apenas 99 km de São Paulo, o município tem grande concentração tecnológica, científica e de pesquisa, com centros universitários como Unicamp e PUC. Também já foi considerada o maior polo de tecnologia da América Latina.
São José dos Campos (737.310 habitantes)
Fonte da foto: Parque Tecnológico São José dos Campos
Ocupando a 5ª posição entre os municípios mais populosos do estado, São José dos Campos é a maior cidade da Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de São José dos Campos, e a segunda mais populosa de todo interior paulista.
Considerada a sétima melhor cidade do país para se investir, muito por conta da grande criação de empresas – segundo levantamento da Prefeitura Municipal, foram criadas 12.705 empresas em 2021.
Hoje, SJC também conta com um forte setor tecnológico, consolidado graças ao Parque Tecnológico São José dos Campos, criado em 2006, e considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil.
Ribeirão Preto (720.116 habitantes)
Fonte da foto: Agência Brasil – EBC
O 7º maior município do estado de São Paulo fica a cerca de 315 km da capital paulista, e tem como um de seus maiores atrativos a ampla gama de serviços, mesmo sendo considerada uma cidade de porte médio.
Conhecida como Califórnia brasileira, Ribeirão Preto ganhou o apelido em alusão ao estado norte americano, devido a localização em uma das mais prósperas regiões do estado.
Além disso, recebeu pelo Ministério do Turismo (MTur), a classificação de categoria “A” no Mapa do Turismo Brasileiro pela ampla oferta de estabelecimentos de hospedagens e de empregos, a quantidade de visitantes domésticos e internacionais, entre outros fatores.
Sorocaba (695.328 habitantes)
Fonte da foto: Prefeitura de Sorocaba
A 100 km da capital paulista, Sorocaba é a 9ª cidade mais populosa do estado e 4ª do interior paulista.
Constantemente considerada uma das melhores cidades para investir no Brasil, e até na América Latina, o município segue atraindo grandes empresas de todos os ramos.
Também chamam a atenção a qualidade de vida, proporcionado pela grande quantidade de parques e a extensa malha cicloviária disponível no município, que ultrapassa a marca dos 115 km.
Jundiaí (426.935 habitantes)
Fonte da foto: Prefeitura de Jundiaí
O 15º mais populoso município do estado, Jundiaí está a 57 km de distância da capital e representa um dos municípios com maior poder econômico da região.
Dona de um Produto Interno Bruto (PIB) alto, Jundiaí ocupa a 17ª posição no ranking brasileiro e a 7ª do ranking estadual. E se nessa comparação forem excluídas as capitais, a posição sobe bastante, atingindo o 6º lugar nacional.
De acordo com o índice da Firjan, a cidade possui a 12ª melhor qualidade de vida do país com requintes interioranos comuns ao de médio porte.
Além disso, há um estudo do respeitado Financial Times que aponta Jundiaí como um dos melhores locais para se aplicar dinheiro nas Américas.
Piracicaba (410.275 habitantes)
Fonte da foto: Prefeitura de Piracicaba
Localizada a 164 km de distância da capital do estado, Piracicaba é a 16ª cidade mais populosa de São Paulo.
Conhecida nacionalmente como símbolo do caipira do interior, a cidade já contrasta essa imagem com grande avanço econômico, tecnológico e educacional, graças a grandes centros universitários como ESALQ, UNICAMP e UNIMEP.
Caracterizada pela forte economia agroindustrial, tornou-se grande referência no segmento industrial graças ao avançado nível de desenvolvimento que a cidade apresenta e ao grande número de importações pelo qual é responsável.
Bauru (381.706 habitantes)
Fonte da foto: Prefeitura de Bauru
Bauru é a cidade mais populosa da região centro-oeste do interior paulista, além de ser a 18º no ranking de todos os municípios de São Paulo.
Distante da capital, a 320 km, tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito elevado, de 0,801 – o 20º maior de todo estado e 37º do país.
Graças a grande estrutura acadêmica oferecida pelo município, nomes que são referência nacional na educação como USP, UNESP, USC, Estácio, Anhanguera atraem estudantes de todo o Brasil.
Além disso, há pouco tempo Bauru conquistou o título de Município de Interesse Turístico (MIT), e com isso irá receber verbas do Governo do Estado para obras de infraestrutura e turismo, conforme divulgado pela prefeitura da cidade.
O que você achou deste artigo? Gostaria de acompanhar o que acontece no interior paulista e o que de melhor ele tem a oferecer? Acompanhe o #Radar!
1 Comment
E Rio preto cadê?