O interior de São Paulo está cada dia mais atraente para empreendedores e pessoas interessadas em realizar investimentos. Prova disso são os diversos estudos e pesquisas que comprovam o crescimento constante nesses números.

A mais recente, divulgada este ano, mostra que diversas cidades interioranas passaram a integrar a lista dos ambientes mais favoráveis ao empreendedorismo no Brasil.

E se você deseja saber quais são elas, não pode deixar de nos acompanhar na leitura desse artigo.

Índice de cidades empreendedoras

Fonte da foto: Unsplash

Conforme citamos há pouco, recentemente foi divulgado o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE)  2022, estudo desenvolvido pela Endeavor e que neste ano foi produzido pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap)

Realizado com base em dados do ano de 2021, o levantamento é considerado o principal apontador do panorama atual do ambiente de negócios no Brasil. Além de nortear o avanço do setor, também é responsável por revelar aos gestores públicos os aspectos e segmentos que devem ser valorizados ou receber melhorias nos municípios.

O índice leva em consideração sete fatores que são determinantes para o sucesso do empreendedorismo: ambiente regulatório; infraestrutura; mercado; capital financeiro; inovação; capital humano e cultura empreendedora. 

Em sua 6ª edição, o estudo agora permite comparações mais apuradas em relação à versão anterior, especialmente porque os indicadores de empreendedorismo e os municípios analisados foram expandidos e padronizados.

Ranking das melhores cidades para empreender

Conforme o ranking divulgado, foi possível conhecer as 101 melhores cidades brasileiras para se empreender. Abaixo, apresentamos as 10 primeiras colocadas:

  1. São Paulo – SP
  2. Florianópolis – SC
  3. Curitiba – PR
  4. Vitória – ES
  5. Belo Horizonte – MG
  6. Porto Alegre – RS
  7. São José dos Campos – SP
  8. Osasco – SP
  9. Joinville – SC
  10. Cuiabá – MT

São José dos Campos

Fonte da foto: Teletime

Localizada a apenas 81 km da cidade de São Paulo, São José dos Campos (SJC) é considerada a principal cidade do Vale do Paraíba, muito por conta do forte setor tecnológico – consolidado graças ao Parque Tecnológico São José dos Campos, criado em 2006, e considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil.

Com 730 mil habitantes, o município é o segundo mais populoso do interior do Brasil, ficando atrás apenas de Campinas – cidade que fica a apenas 2h de viagem.

Lar de diversas empresas, SJC também é um importante polo econômico. Graças a isso, e com muito investimento, o município também é capaz de oferecer diversas vantagens aos seus moradores, como segurança, educação, qualidade de vida, cultura e muito mais.

Contribuiu diretamente para que a cidade fosse destaque no índice o fato de que, em 2021, houvesse número recorde de abertura de empresas.

Segundo levantamento da Prefeitura de São José dos Campos, foram criadas 12.705 empresas: 8.254 delas na categoria microempreendedor individual (MEI). A maioria dos estabelecimentos é das áreas de cuidados pessoais (cabeleireiro e esteticista), vendas, vestuário e alimentação (marmitaria e lanchonete).

Outras cidades do interior de SP

Mais uma prova de como o interior de São Paulo se mostra uma região forte e atrativa para empreendedores, é o fato de que diversas cidades integram este ranking dos 101 melhores municípios do setor.

Inclusive, vale citar que Jundiaí, que atualmente consta na 24ª colocação, era a 8ª melhor colocada no ranking anterior

Abaixo, separamos algumas das cidades interioranas e suas respectivas posições:

  • Ribeirão Preto – SP (22º);
  • Jundiaí – SP (24º) ;
  • Campinas – SP (27º);
  • Sorocaba – SP (32º);
  • Limeira – SP (43º);
  • Piracicaba – SP (46º);
  • Bauru – SP (49º);
  • São José do Rio Preto – SP (54º);
  • Franca – SP (70º);
  • Sumaré – SP (95º).

Deseja fazer negócios no interior paulista e usufruir de todo seu crescente potencial para investimentos? Não deixe de acompanhar o #Radar!

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

4 Comments

    […] A mesma pesquisa, que trata dos melhores municípios para se empreender, também lista a cidade de Ribeirão Preto como a 22ª mais bem colocada a nível nacional, e a segunda mais preparada para receber investimentos no Estado. […]

    […] a melhor cidade do interior do estado de Sâo Paulo para se investir, São José dos Campos fez aniversário dia 27 de Julho, completando 255 anos de sua […]

    […] quando falamos sobre todo o potencial do interior. Também já tratamos em outro artigo sobre as cidades do interior do estado que mais apresentam vantagens para quem pretende fazer […]

    […] ponto que chama atenção é a sua economia diversificada, abrangendo, por exemplo, os setores de comércio, indústria e agricultura, o que […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *