Um dos fatores determinantes para a qualidade de vida, e que faz mais diferença na hora de escolher um local para viver é a segurança.
O fato de vivermos num país cuja preocupação nesse sentido é constante, tem levado as pessoas a buscarem opções mais distantes dos grandes centros, que costumam apresentar os piores índices no que diz respeito a violência urbana.
Por isso, hoje nós vamos te apresentar quais são as cidades do interior paulista mais seguras para se viver. Curioso em conhecer quais são? Continue nesta leitura conosco!
O Atlas da Violência
Para apresentar o tema, nós levamos em consideração os dados levantados pelo mais recente estudo do Ipea – Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.
Esse levantamento apresenta os municípios brasileiros com as mais baixas taxas de homicídio. Assim, foi organizado um ranking de acordo com o número de mortes ocorridas a cada grupo de 100 mil habitantes.
Conhecido como Atlas da Violência, o estudo é realizado em parceria com o Fórum Brasileiro de Segurança Pública, tendo como base de dados o Sistema de Informação sobre Mortalidade do Ministério da Saúde (SIM/MS).
O ranking com as cidades menos violentas
Fonte da foto: Prefeitura de Indaiatuba
Dentre os 20 municípios com menores taxas estimadas de homicídio por 100 mil habitantes no Brasil, 14 estão no Estado de São Paulo – sendo que no interior estão:
20ª – Sertãozinho, que tem uma taxa de 8,5 mortes a cada 100 mil habitantes;
19ª – Catanduva, que tem uma taxa de 8,4 mortes a cada 100 mil habitantes
18ª – Itatiba, que tem uma taxa de 8,3 mortes a cada 100 mil habitantes
13ª – Araraquara, que tem uma taxa de 7,9 mortes a cada 100 mil habitantes
10ª – Bragança Paulista, que tem uma taxa de 7,7 mortes a cada 100 mil habitantes
9ª – Americana, que tem uma taxa de 7,7 mortes a cada 100 mil habitantes
8ª – Limeira, que tem uma taxa de 7,7 mortes a cada 100 mil habitantes
6ª – Jundiaí, que tem uma taxa de 6,1 mortes a cada 100 mil habitantes
3ª – Valinhos, que tem uma taxa de 4,7 mortes a cada 100 mil habitantes
2ª – Indaiatuba, que tem uma taxa de 3,5 mortes a cada 100 mil habitantes
Indaiatuba, uma das cidades mais seguras do país
Fonte da foto: Prefeitura de Indaiatuba
Localizada a cerca de 100 km da capital paulista e 29 km de Campinas, Indaiatuba é uma das mais procuradas no estado, especialmente quando se fala em qualidade de vida. E fica fácil justificar essa procura com diversos dados.
Com um PIB de R$66.489,24 e IDH de 0,788, que é considerado alto, o município acumula uma série de premiações:
- 33ª cidade mais desenvolvida no país;
- 9ª cidade mais competitiva do Brasil;
- É uma das 100 melhores cidades brasileiras para idosos viverem;
- 17ª cidade mais inteligente do país;
- Melhor qualidade de vida da Região Metropolitana de Campinas.
Vale ainda destacar a localização privilegiada do município, que é servida pela Rodovia Santos Dumont, e tem acesso fácil às Rodovias Bandeirantes, Anhanguera, Dom Pedro e Castelo Branco. Sem falar na proximidade com o Aeroporto Internacional Viracopos.
Também chama a atenção o polo industrial do município, que congrega mais de 800 empresas como a John Deere, Hitachi, Toyota, General Motors, Ericsson, Unilever e a Sew-Eurodrive.
Gostou do tema e quer se manter atualizado sobre tudo que acontece de mais importante no interior paulista? Não pode deixar de acompanhar o #Radar!
1 Comment
[…] de Campinas, a cidade de Indaiatuba foi considerada um dos municípios mais seguros para se viver em todo país. O município vai comemorar seu 192º aniversário em 8 de Dezembro deste […]