Limeira é uma cidade do interior paulista que fica a aproximadamente 150km da capital. Com uma história rica e economia em constante desenvolvimento, a cidade tem se destacado como um dos principais polos do interior do estado.
Com características únicas, o município é muito procurado por turistas que desejam conhecer a região e desfrutar de variadas atrações, desde seus pontos turísticos históricos até eventos culturais tradicionais, sem falar em uma interessante economia.
Neste artigo, apresentaremos as principais informações para você se encantar pela cidade. Confira!
A história de Limeira
Fundada em 1826, Limeira tem sua origem a partir da construção de uma estrada que serviria aos engenhos daquela região. A princípio era apenas um povoado, que foi oficializado como freguesia de Nossa Senhora das Dores de Tatuibi em 1830 e, apenas em 1863 foi elevada à categoria de cidade.
Ao longo de sua história, a cidade passou por diferentes fases econômicas, principalmente, devido à produção de café. A Fazenda Ibicaba, situada no município, foi a maior cafeicultora do país entre os anos de 1860 e 1870. Ademais, Limeira tem evidência durante a Guerra do Paraguai, quando, na mesma fazenda citada, fabricou apetrechos para o exército brasileiro e, também, foi cruel núcleo de escrevidão no período.
Outro fato relevante para o local foi a Revolução Constitucionalista de 1932, em que Limeira foi palco para importantes acontecimentos. Além disso, a cidade foi uma das pioneiras em plantação de frutas cítricas, sendo reconhecida como a Capital da Laranja e Berço da Citricultura Nacional.
Pontos turísticos e cultura
Além de todo o encanto histórico, a cidade possui vários pontos turísticos que chamam a atenção dos visitantes. Um deles é o Museu Histórico e Pedagógico Major José Levy Sobrinho, em que é possível contemplar a história da cidade por meio das exposições. Há também o Teatro Vitória, um espaço cultural que oferece diversas apresentações, atraindo pessoas de toda a região.
Outro ponto turístico importante é o Horto Florestal, um parque com área de lazer e trilhas ecológicas, ideal para se reunir com os familiares e amigos e desfrutar de agradáveis momentos. O Parque Cidade de Limeira também é ótima opção para quem deseja relaxar em meio à natureza.
O município preserva sua cultura e tradições, abrigando, por exemplo, a Festa do Peão de Limeira, um dos eventos mais tradicionais da região, que ocorre anualmente e atrai milhares de pessoas de todo o país para assistir a rodeios e shows de música sertaneja.
Economia e desenvolvimento
A economia de Limeira é movimentada por diversos setores, com destaque para a indústria de jóias, sendo considerada um dos principais polos desse setor no país. Com grande concentração de empresas especializadas no ramo, em 2017 recebeu o título de Capital brasileira da Joia Folheada.
Além de ser destaque nesse ramo, outros setores industriais também movimentam a economia local, como a área metalúrgica, de autopeças, de vestuário e de alimentos. De acordo com o site Caravela Dados e Estatística, o PIB da cidade é de cerca de R$ 13,7 bilhões de reais, dos quais 54,6% são de serviços, seguidos de 34,2% da indústria.
Por que morar em Limeira
Se você busca mais qualidade de vida, Limeira é uma ótima escolha, afinal, é possível ter um estilo de vida interiorano, mas estando bem próximo à capital paulista, com facilidade de acesso a importantes rodovias, como Bandeirantes.
A infraestrutura também é destaque no município, que conta com importantes serviços, e instituições de ensino como Unip e Unicamp. Outro motivo para investir em Limeira é o mercado de trabalho, bastante interessante, que já chegou a integrar a lista dos 50 municípios que mais criaram postos de trabalho no Brasil.
Seja para morar ou investir, Limeira tem grande potencial, assim como muitas outras cidades do interior. Acompanhe o Radar e conheça mais!