Aqui no #Radar já tratamos de diversos aspectos que dizem respeito ao interior paulista, e como a vida por lá pode ser agradável.

No entanto, um ponto que muitas pessoas consideram, na hora de decidir pelo local em quem vão viver ou investir, é o clima. E até hoje, nós ainda não havíamos tratado dessa característica.

O clima nas principais cidades do interior paulista

Para apresentar mais detalhes sobre o clima e as temperaturas de algumas das maiores cidades do interior paulista, consultamos o banco de dados e o histórico disponibilizado pelo portal Weather Spark.

Campinas 

Fonte da foto: Correio Popular

Localizada a apenas 99 km da cidade de São Paulo, é a 3ª cidade mais populosa do estado. Considerada uma das mais influentes cidades de todo interior paulista, carrega também o título de ser a única metrópole brasileira fora de uma capital.

Em Campinas, o verão é morno e opressivo; o inverno é longo, ameno e de ventos fortes. Durante o ano inteiro, o tempo é com precipitação e de céu parcialmente encoberto. Anualmente, a temperatura costuma variar de 13 °C a 29 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 33 °C.

São José dos Campos 

É a maior cidade da Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de São José dos Campos, e a segunda mais populosa de todo interior paulista.

Historicamente, o clima da cidade tem o verão  morno, abafado, com precipitação e de céu encoberto; o inverno é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 12 °C a 30 °C e raramente é inferior a 8 °C ou superior a 34 °C.

Ribeirão Preto

Conhecida como Califórnia brasileira, Ribeirão Preto fica a cerca de 315 km da capital paulista, tem como um de seus maiores atrativos a ampla gama de serviços, mesmo sendo considerada uma cidade de porte médio.

O município tem médias históricas de temperatura que variam de 13 °C a 32 °C, sendo raros os casos em que ela é inferior a 9 °C ou superior a 37 °C.

O verão, estação com precipitação, é quente, abafado e de céu quase encoberto; a estação seca, o inverno, é morna e de céu quase sem nuvens. 

Sorocaba

Distante a 100 km da capital paulista, o município de Sorocaba chama atenção pela qualidade de vida, proporcionada pela grande quantidade de parques e a extensa malha cicloviária disponível no município, que ultrapassa a marca dos 115 km.

Na cidade, o verão é longo, morno, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto; o inverno é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 13 °C a 29 °C e raramente é inferior a 9 °C ou superior a 33 °C.

Jundiaí

Está a 57 km de distância da capital e representa um dos municípios com maior poder econômico da região, com um Produto Interno Bruto (PIB) bastante alto – , Jundiaí ocupa a 17ª posição no ranking brasileiro e a 7ª do ranking estadual

Em Jundiaí, o verão é longo, morno, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto; o inverno é curto, ameno e de céu quase sem nuvens. Durante o ano é comum observar variações na temperatura que vão de 13 °C a 29 °C, quando raramente é inferior a 9 °C ou superior a 32 °C.

Piracicaba

Fonte da foto: Unicamp

Conhecida nacionalmente como símbolo do caipira do interior de São Paulo, a cidade de Piracicaba já contrasta essa imagem com grande avanço econômico, tecnológico e educacional, graças a grandes centros universitários como ESALQ, UNICAMP e UNIMEP.

No município, costuma-se observar um verão longo, quente, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto; o inverno, por outro lado, é curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Em geral, a temperatura varia anualmente de 12 °C a 31 °C, sendo raros os casos em que é inferior a 9 °C ou superior a 34 °C.

Bauru

Cidade mais populosa da região centro-oeste do interior paulista e distante da capital 320 km, Bauru tem um Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) muito elevado, de 0,801 – o 20º maior de todo estado e 37º do país.

É comum que o verão seja longo, quente, abafado, com precipitação e de céu quase encoberto no município, enquanto o inverno costuma ser curto, agradável e de céu quase sem nuvens. Ao longo do ano, em geral a temperatura varia de 15 °C a 30 °C e raramente é inferior a 11 °C ou superior a 35 °C.

São Roque

Bastante próxima da cidade de São Paulo, a apenas 70km de distância, tem como forte atrativo o seu clima – que, aliás, favorece a produção de vinho local, que abriga alguns dos principais produtores da bebida do país em sua famosa Rota do Vinho..

Com clima considerado bastante brando, São Roque tem o verão morno, úmido, com precipitação e de céu quase encoberto; por outro lado, o inverno é curto, ameno e de céu parcialmente encoberto. No decorrer do ano, é comum que a temperatura varie de 12 °C a 28 °C, onde raramente é inferior a 8 °C ou superior a 31 °C.

E aí, o que você achou deste conteúdo? Não deixe de expressar sua opinião, sugestão ou comentário, além das suas sugestões de materiais.

Se você quer continuar por dentro de tudo que acontece e envolve o interior paulista, precisa continuar acompanhando o #Radar!

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *