Quem pretende levar adiante uma franquia precisa considerar uma série de fatores antes de efetivar o negócio. Um dos principais pontos deve ser a localização de seu empreendimento.

Embora o município em que o empresário vive pareça a solução mais comum, o ideal é considerar outras opções. E o interior de São Paulo desponta como um dos mais vantajosos terrenos neste sentido.

Quer conhecer grandes cidades do interior para expandir sua franquia e saber o que faz dessa região tão atrativa para o segmento? Continue nesta leitura conosco!

Melhores cidades para levar sua franquia

Cidade de Campinas – Fonte da foto: EBC – Empresa Brasil de Comunicação

Um estudo recente, elaborado pela consultoria especializada em franchising Goakira e antecipado ao site da revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios tratou das melhores cidades brasileiras para receberem unidades franqueadas.

Além de apontar alguns nomes que fogem do óbvio, como capitais e grandes cidades, o estudo deixa bem claro o potencial demonstrado por inúmeras.

Abaixo, separamos os principais municípios interioranos para você considerar levar sua franquia, e se aproveitar de todo potencial apresentado:

  • Campinas

Considerada a única metrópole não capital do Brasil, consegue mesclar as facilidades de uma cidade grande com resquícios do ar interiorano que muita gente busca.

A apenas 100km da capital paulista, o município tem grande concentração tecnológica, científica e de pesquisa, com centros universitários como Unicamp e PUC. Também já foi considerada o maior polo de tecnologia da América Latina.

  • Ribeirão Preto

É um município localizado na região noroeste do estado, a 315 km de distância da capital paulista. Com população estimada em 711.825 habitantes, o grande atrativo da cidade, sem dúvida, é a ampla gama de serviços, mesmo sendo de porte médio.

A mesma pesquisa, que trata dos melhores municípios para se empreender, também lista a cidade de Ribeirão Preto como a 22ª mais bem colocada a nível nacional, e a segunda mais preparada para receber investimentos no Estado.

  • São José dos Campos

A 81 km da cidade de São Paulo, São José dos Campos é considerada a principal cidade do Vale do Paraíba, muito por conta do forte setor tecnológico – consolidado graças ao Parque Tecnológico São José dos Campos, criado em 2006, e considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil.

Foi considerada recentemente a 7ª melhor cidade brasileira para empreender, segundo o  Índice de Cidades Empreendedoras (ICE)  2022, estudo desenvolvido pela Endeavor.

  • Sorocaba

Uma das mais populosas do interior paulista, possui cerca de 700 mil habitantes. A cidade tem uma grande área verde, com diversos parques abertos para a população, tudo isso sem deixar de lado o toque cosmopolita e moderno que centros comerciais, shoppings e serviços essenciais de qualidade entregam.

Vale ressaltar o fato de que o município é referência em mobilidade por ciclovias, com uma malha de ao menos 115 km disponíveis.

Constantemente considerada uma das melhores cidades para investir no Brasil, e até na América Latina, o município segue atraindo grandes empresas de todos os ramos.

Vantagens de expandir uma franquia no interior paulista

Fonte da foto: Freepik

Além de aproveitar todo potencial econômico que as cidades do interior paulista vêm demonstrando recentemente, existem ainda outros atrativos para investidores que desejam levar franquias para os municípios interioranos.

Segundo a Associação Brasileira de Franchising, existe um movimento de interiorização das marcas no estado, que se dá tanto pela abertura de unidades como em relação à chegada das redes nos diversos municípios paulistas.

É o que garante o presidente da rede espanhola de depilação Não+Pelo, José Rocco, quando diz que “desde o início da pandemia, muitas pessoas se mudaram para locais menores, e elas buscam as marcas que conhecem das grandes cidades. Hoje, o foco é 100% interior”.

A concorrência menor em cidades interioranas também é um fator preponderante para essa escolha, segundo afirma Deborah Machado, sócia da Goakira.

De acordo com Deborah, “marcas novas têm mais desafios para se estabelecer em cidades grandes e já bem povoadas com franquias. Considerar outros municípios no entorno pode ser uma boa estratégia para iniciar a expansão e chegar às capitais com um nome já conhecido”.

Conheça alguns nomes que já estão no interior

Fonte da foto: Unsplash

Além de nomes gigantes e mais tradicionais, que já fazem parte da vida da maioria dos moradores do estado como Mcdonald’s, Burger King, Boticário, Cacau Show e outras, vale destacar alguns nomes que têm chamado bastante a atenção neste mercado:

  • Mary Help: franquia baseada no serviço de recrutamento, seleção, treinamento e assessoramento tantos às profissionais como às donas de casa e empresas;
  • Instituto Gourmet: escola de culinária tanto para os interessados na área gastronômica, quanto para aqueles que fazem da cozinha um momento de descontração e hobby.

Vale dizer ainda que, segundo o portal Sua Franquia, nomes como Arena Baby, N1 Chicken, Seguralta, SuperGeeks, Doctor Frio e MTCred também estão mirando no interior do estado para o fortalecimento de suas marcas.
Agora que ficou bastante claro que investir em uma franquia no interior de São Paulo é um bom negócio, temos mais um convite a fazer: continue de olho no conteúdo do #Radar para ficar por dentro de tudo que diz respeito aos municípios que mais crescem e se mostram atrativos no Brasil.

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *