Você está procurando um novo local para morar, e considera viver no tão badalado e próspero interior paulista?

Saiba que existe um ranking anual, realizado pela empresa de consultoria Macroplan, que analisa detalhadamente quais são os municípios que mais se destacam no que diz respeito a oferecer qualidade de vida para seus moradores.

Chamado de Índice dos Desafios da Gestão Municipal, essa lista elenca as cidades que oferecem melhores condições de vida, levando em consideração a avaliação em elementos como educação, segurança, saneamento básico e saúde.

Abaixo, apresentamos a lista com os 100 melhores colocados, referente a edição 2021 do Índice. Como você poderá notar, há forte presença de cidades do interior – o que só confirma o movimento de migração que tem sido notado nos últimos anos.

Em seguida, damos alguns detalhes sobre alguns dos principais nomes do interior paulista, presentes no ranking e aos quais vale a pena olhar sempre com bons olhos ao considerar um novo local para se viver.

Fonte da foto: Prefeitura de Jundiaí

Ranking das 100 melhores cidades do Brasil para se viver

  1. Maringá;
  2. Jundiaí;
  3. São José do Rio Preto;
  4. Piracicaba;
  5. São José dos Campos;
  6. Franca;
  7. Curitiba;
  8. Taubaté;
  9. Campinas;
  10. Vitória;
  11. Cascavel;
  12. Limeira;
  13. Santos;
  14. Sorocaba;
  15. Belo Horizonte;
  16. Ribeirão Preto;
  17. Uberlândia;
  18. Londrina;
  19. São Paulo;
  20. São Bernardo do Campo;
  21. Florianópolis;
  22. Mauá;
  23. Sumaré;
  24. Palmas;
  25. Uberaba;
  26. Montes Claros;
  27. Santo André;
  28. Suzano;
  29. Diadema;
  30. Mogi das Cruzes;
  31. Joinville;
  32. São José dos Pinhais;
  33. Caxias do Sul;
  34. Blumenau;
  35. Taboão da Serra;
  36. Campo Grande;
  37. Betim;
  38. Contagem;
  39. Niterói;
  40. Ponta Grossa;
  41. Goiânia;
  42. Rio de Janeiro;
  43. Guarulhos;
  44. Osasco;
  45.  Porto Alegre;
  46.  Praia Grande;
  47.  Bauru;
  48.  Petrolina;
  49. Petrópolis;
  50. Juiz de Fora;
  51. Vitória da Conquista;
  52. Campina Grande;
  53. Ribeirão das Neves;
  54. Carapicuíba;
  55. Fortaleza;
  56. João Pessoa;
  57. Santa Maria;
  58. Cuiabá;
  59. Vila Velha;
  60. Boa Vista;
  61. Serra;
  62. Itaquaquecetuba;
  63. Anápolis;
  64. Teresina;
  65. Governador Valadares;
  66. São Vicente;
  67. Caruaru;
  68. Salvador;
  69. Guarujá;
  70. Mossoró;
  71. Recife;
  72. Campos dos Goytacazes;
  73. Canoas;
  74. Natal;
  75. Gravataí;
  76. Feira de Santana;
  77. Nova Iguaçu;
  78. Pelotas;
  79. São Luís;
  80. Aracaju;
  81. Paulista;
  82. Várzea Grande;
  83. Caucaia;
  84. Rio Branco;
  85. Camaçari;
  86. Olinda;
  87. Aparecida de Goiânia;
  88. Manaus;
  89. São João de Meriti;
  90. Maceió;
  91. Cariacica;
  92. São Gonçalo;
  93. Jaboatão dos Guararapes;
  94. Belford Roxo;
  95. Santarém;
  96. Porto Velho;
  97. Duque de Caxias;
  98. Belém;
  99. Ananindeua;
  100. Macapá.

Melhores cidades para se viver no interior de SP

Como você pode notar, diversas cidades do interior paulista integram o ranking das melhores cidades para se viver. Prova da força desta região é o fato de, das 5 primeiras posições, 4 delas são de municípios do interior de São Paulo – dos quais falamos um pouco mais a seguir.

Conheça agora quais são as melhores cidades do interior paulista para morar:

2º – Jundiaí

Fonte da foto: Prefeitura de Jundiaí

O 15º mais populoso município do estado, Jundiaí está a 57 km de distância da capital do estado.

Dona de um Produto Interno Bruto (PIB) de R$ 46,9 bi, Jundiaí ocupa a 17ª posição no ranking brasileiro e a 7ª do ranking estadual. E se nessa comparação forem excluídas as capitais, a posição sobe bastante, atingindo o 6º lugar nacional.

De acordo com o índice da Firjan, a cidade possui a 12ª melhor qualidade de vida do país com requintes interioranos comuns ao de médio porte.

Além disso, há um estudo do respeitado Financial Times que aponta Jundiaí como um dos melhores locais para se aplicar dinheiro nas Américas.

3º – São José do Rio Preto

Fonte da foto: Assembléia Legislativa de São Paulo

O município, localizado a 442 km a noroeste da capital do estado, tem hoje uma população estimada em 426.935 habitantes.

De acordo com a própria Macroplan e o IDGM, chamam a atenção na cidade os altos índices de educação e sustentabilidade, onde: 98% das crianças entre 6 e 14 anos estão devidamente matriculadas em instituições de ensino; o abastecimento de água cresceu de 93,1% da população atendida em 2009 para 96% em 2019.

Também chama a atenção o custo de vida local, bastante modesto em comparação a São Paulo, por exemplo – de acordo com o site colaborativo Custo de Vida, a vida na capital do estado é 60% mais cara do que em São José do Rio Preto.

Há alguns anos, o município chegou a ser considerado o mais bem avaliado do estado, de acordo com o Índice Firjan de Desenvolvimento Municipal.

4º – Piracicaba

Fonte da foto: Semctur

Localizada a 164 km de distância da capital do estado, Piracicaba faz parte da Região Metropolitana de Campinas, importante pólo tecnológico, econômico e cultural.

Conhecida nacionalmente como símbolo do caipira do interior de São Paulo, Piracicaba já contrasta essa imagem com grande avanço econômico, tecnológico e educacional, graças a grandes centros universitários como ESALQ, UNICAMP e UNIMEP.

Caracterizada pela forte economia agroindustrial, tornou-se grande referência no segmento graças ao avançado nível de desenvolvimento que a cidade apresenta. Para o economista Ricardo Amorim, Piracicaba deve crescer em um ritmo superior ao do Brasil. “Dois fatores levarão Piracicaba a crescer fortemente nos próximos dez anos. A primeira delas é a expansão forte da indústria automobilística […]. A mesma coisa deve acontecer com o setor sucroenergético.” afirma Amorim.

Também vale citar o aumento no número de exportações, que cresceram 33,8% de janeiro a julho deste ano, em relação ao mesmo período do ano passado.

5º – São José dos Campos

Fonte da foto: Dreamstime

São José dos Campos é a maior cidade da Mesorregião do Vale do Paraíba Paulista e Microrregião de São José dos Campos, e a segunda mais populosa de todo interior paulista.

Considerada a sétima melhor cidade do país para se investir, muito por conta da grande criação de empresas – segundo levantamento da Prefeitura Municipal, foram criadas 12.705 empresas em 2021.

Hoje, SJC também conta com um forte setor tecnológico, consolidado graças ao Parque Tecnológico São José dos Campos, criado em 2006, e considerado o maior complexo de inovação e empreendedorismo do Brasil.

Também fazem parte da lista dos 100 melhores municípios do país para se viver as cidades do interior de São Paulo: Taubaté (8ª colocada), Campinas (9ª colocada), Limeira (12ª colocada), Sorocaba (14ª colocada), Ribeirão Preto (16ª colocada), Sumaré (23ª colocada), Bauru (47ª colocada) e Várzea Grande (82ª colocada).

Deseja acompanhar as principais novidades envolvendo as cidades do interior de São Paulo? Acompanhe todo conteúdo do #Radar, inclusive nas mídias sociais.

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *