Quando se fala em interior paulista, fica difícil não pensar na maior e mais famosa de suas cidades, a gigante Campinas. Conhecido em diversos segmentos, da cultura e ciência ao esporte, o município parece ter motivos o suficientes para atrair todo tipo de morador. Mas será que é bem assim?
Neste artigo vamos te apresentar alguns motivos que podem te levar a decidir se vale a pena morar em Campinas, a primeira metrópole sem ser uma capital no Brasil.
Sobre a cidade de Campinas
Fonte da foto: EBC
Localizada a 99 km da capital do estado, a cidade de Campinas tem aproximadamente 1.194.094 habitantes, segundo estimativa do IBGE. É a principal cidade de sua Região Metropolitana (RMC), que é considerada uma das mais importantes do país – só a RMC foi responsável por 18,5% de todo o PIB do Estado de São Paulo em 2021.
Nascida do desenvolvimento do Vila de Jundiaí, um bairro rural no século XVIII, se emancipou completamente e passou a ser reconhecida como um município no dia 14 de julho de 1774.
Inicialmente, o grande forte da região eram as atividades de comércio, ao lado da produção açucareira, fato que fez com que ela se expandisse até se transformar em um município.
Hoje, atingiu o patamar de ser considerado um dos maiores em todo país, o que tem atraído cada vez mais moradores e investidores. Quer saber quais motivos têm levado tanta gente até lá? Nós te contamos!
Motivos para morar em Campinas
Pensando em se mudar para Campinas? Nunca considerou esta opção? Abaixo temos alguns pontos que podem te ajudar a te fazer ver o município sob uma nova perspectiva.
- O melhor de uma cidade grande e do interior
Campinas é uma cidade que oferece os principais benefícios de dois mundos distintos. Mais populosa do que capitais como Florianópolis, São Luís, Natal e Manaus possui, o município consegue aliar toda modernidade e avanço que uma metrópole tem, com a tranquilidade que é tão característica em cidades do interior.
- Qualidade de vida
Fonte da foto: Visite Campinas
O município apresenta qualidade de vida ótima para seus moradores. Por exemplo, Campinas ocupa a 28ª posição no IDH do país, com uma nota de 0,805 – maior do que a média nacional, que é de 0,765.
- Opções de Lazer e Turismo
Fonte da foto: Wikipedia
Existem opções de lazer e entretenimento para todos os gostos na cidade de Campinas.
Podemos começar citando o Museu de Arte Contemporânea de Campinas – MACC, na região central, e o SESC Campinas, com opções de esporte, música, dança e literatura.
Se você curte natureza, pode gostar de conhecer o Parque Portugal (Parque Taquaral), o Parque Pico das Cabras e o Bosque dos Jequitibás, os mais frequentados na cidade.
No caso das crianças, existem o zoológico da cidade e o Museu de História Natural, excelente para os interessados no mundo da biologia.
E se você não dispensa uma boa compra, a cidade abriga grandes shoppings como o Shopping Parque Dom Pedro, o maior da América Latina e o Iguatemi Campinas, onde você encontra lojas de luxo.
- Economia forte
Fonte da foto: Prefeitura de Campinas
Seu PIB é um dos maiores do Brasil. Em 2019, o produto interno bruto da cidade de Campinas foi de R$ 65,8 bilhões, o que corresponde a 0,9% de participação no Produto Interno Bruno nacional. Vale dizer ainda que o valor foi o 10º maior de todo país.
- Educação superior de alta qualidade
Fonte da foto: JC Concursos
Não é atoa que a cidade é considerada o Vale do Silício brasileiro, devido a ser um dos maiores polos tecnológicos e de inovação no Brasil. Parte desse título é por conta do alto nível de formação acadêmica proporcionada em Campinas, que conta com algumas das principais universidades do Brasil, como: Unicamp, PUC-Campinas, Fundação Getúlio Vargas e Mackenzie.
Ou seja, graças a todo esse potencial, Campinas é responsável por cerca de 15% de toda a pesquisa científica desenvolvida no país.
Agora que você já conhece os melhores motivos, já pode realizar uma escolha tranquila na hora de decidir se vale a pena morar em Campinas.
E se deseja continuar acompanhando mais sobre tudo o que acontece no interior do estado, não deixe de seguir o #Radar nas redes sociais!