São José do Rio Preto, localizada no interior do estado de São Paulo, é uma cidade que desperta o interesse de muitos que buscam um equilíbrio entre a qualidade de vida e as oportunidades das grandes cidades. A 442 km da capital, é um importante polo industrial, cultural, educacional e de serviços.
Viver nesse município pode ser uma excelente escolha para muitas pessoas. Porém, antes de tomar a decisão, é necessário fazer uma boa avaliação. Pensando nisso, neste artigo, abordaremos o histórico da cidade, suas características e demais aspectos decisivos. Acompanhe!
História da cidade
O passado de São José do Rio Preto foi marcado pelo desbravamento das terras, quando, em 1840, mineiros se instalaram na região. A partir de então, foi dado início à exploração agrícola e também à criação de animais domésticos. Alguns anos depois, Luiz Antônio da Silveira, fez a doação de terras para seu santo protetor, São José.
O intuito da doação era de que ela desse origem a uma cidade. E, assim, em 1852, João Bernardino de Seixas Ribeiro, que havia construído uma casa de sapé naquele patrimônio, começou um movimento. Ele liderou os moradores da vizinhança para edificarem um cruzeiro e uma capela, fundando a cidade. Em 1894, São José do Rio Preto foi desmembrado de Jaboticabal e tornou-se município.
Geografia de São José do Rio Preto
O município ocupa 431,963 km², sendo que o perímetro urbano está em 119,48 km² desse território. De acordo com o censo do IBGE de 2022, a população é de 480.393 pessoas, o que faz do município um dos mais populosos de São Paulo. Ele é formado pelos distritos de São José do Rio Preto (Distrito-Sede), Engenheiro Schmitt e Talhado, tendo em torno de 360 bairros.
Outro aspecto importante é que o seu nome é uma homenagem ao padroeiro São José e ao rio que banha a cidade, Rio Petro. Além disso, podemos destacar que ela é a sede da Região Metropolitana do Noroeste Paulista.
Qualidade de vida
Quando o assunto é qualidade de vida, São José do Rio Preto se destaca. Uma pesquisa realizada em 2021, a Desafios da Gestão Municipal, já colocava a cidade como a terceira melhor para se viver, considerando os 100 maiores municípios do Brasil. O mesmo relatório mostra que isso é reflexo da alta qualidade em segurança, saúde e educação no município.
O Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) de São José do Rio Preto é de 0,797 de acordo com o IBGE. Esse é um número que destaca a cidade como um destino muito vantajoso para as pessoas que buscam mais qualidade de vida e oportunidades.
Créditos de imagem: Passeio
Infraestrutura e desenvolvimento
Todos esses benefícios são reflexos do alto desenvolvimento da cidade, que possui uma ótima rede de ensino, diversas opções de lazer, grande diversidade de hospitais e excelentes comércios. Além disso, há acesso facilitado a importantes rodovias como Washington Luís e a Assis Chateaubriand.
Seu PIB per capita é de R$ 61.315,88, muito superior a maioria dos municípios brasileiros, de acordo com o IBGE. Ainda levando em conta os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, o município conta com esgotamento sanitário adequado e excelente arborização de vias públicas, mostrando que é possível a harmonia entre desenvolvimento e meio ambiente.
Sua economia é movida principalmente pela produção agropecuária integrada à atividade industrial. Os destaques ficam por conta da cana-de-açúcar, carne bovina e laranja, além dos segmentos de alimentos, biocombustíveis, móveis, produtos de metal, artigos de borracha, material de transporte e têxtil. É isso que destaca o Mapa da Economia Paulista do Governo Estadual.
São José do Rio Preto é um excelente local para se viver e também para se desenvolver. Com economia diferenciada, infraestrutura avançada e muita qualidade de vida, o município cresce e fortalece sua importância para o interior paulista.Se você quer ficar por dentro das oportunidades oferecidas pelas cidades do interior de São Paulo, acompanhe o Radar!