Quem procura um lugar para viver que não se afaste muito dos grandes centros urbanos paulistas, e ainda assim apresente um ar interiorano de calmaria, já deve ter ouvido falar em São Roque.

Lar de diversas atrações culturais e turísticas, a cidade, a cerca de 60km da capital, atrai visitantes e moradores na mesma intensidade.

Vamos te apresentar no decorrer deste artigo os principais pontos turísticos locais e que com certeza vão se tornar companhia constante caso você deseje morar por lá.

O charme da “Cidade do Vinho”

Fonte da foto: Em Algum Lugar do Mundo

Localizada a apenas 60km da capital paulista, São Roque é conhecida pelo verde, bastante presente e atrativo inclusive para os amantes de esportes radicais.

A cidade, bem servida por uma malha rodoviária moderna e robusta, cujos principais nomes são as rodovias Castelo Branco e Raposo Tavares, também chama a atenção dos apreciadores de vinhos.

As condições climáticas locais são bastante agradáveis e atraentes para donos de vinícolas, que encontram na “Cidade do Vinho” uma morada muito aconchegante.

Vale ressaltar que esse movimento ganhou força desde 1884, com a chegada dos primeiros imigrantes italianos e portugueses na região.

Inclusive, mais adiante, quando tratarmos sobre os principais pontos turísticos de São Roque, você vai entender melhor este título, conseguido em parte graças à famosa Estrada do Vinho.

Principais Pontos Turísticos

São Roque é uma cidade que impressiona pelo seu rico patrimônio histórico, cultural e ecológico, além de seu roteiro do vinho.

Considerada uma das melhores cidades do Estado de São Paulo para se comprar uma casa, muito tem a ver com essa facilidade em agradar os mais diversos públicos. Desde casais em busca de momentos românticos, enófilos, apaixonados pela natureza e famílias com crianças.

Dá uma olhada no que você terá a sua disposição caso opte por morar em São Roque:

Rota do Vinho

Fonte da Foto: Mari Pelo Mundo

Formada por 3 estradas e mais de 30 estabelecimentos, totalmente dedicados e pensados em oferecer uma experiência única aos apaixonados por vinhos, esse trajeto conta com restaurantes, vinícolas e produções artesanais. 

Mais do que degustar e se deliciar com o sabor, você pode conhecer de perto todo processo de fabricação das marcas instaladas no local.

Ski Mountain Park

Fonte da foto: Jornal da Economia

Considerado o parque mais famoso da cidade, o Ski Mountain Park é indicado tanto para crianças quanto para adultos. Além de atividades mais “radicais” como esqui e snowboard, praticados em pistas de gelo artificial, há opções como pista de patinação, tobogã, arvorismo, passeios a cavalo, paintball, alpinismo, tirolesa, arco e flecha e muito mais.

Morro do Cruzeiro

Fonte da foto: TripAdvisor

Se você não abre mão de um belo mirante, vai se apaixonar pela vista proporcionada por este morro. De fácil acesso, a atração também é muito visitada por peregrinos e devotos de São Roque, graças a imagem do santo padroeiro da cidade que se encontra no morro junto com uma cruz.

Centro Educacional, Cultural e Turístico Brasital

Fonte da Foto: Jornal da Economia

Localizado em um conjunto de prédios pertencentes a uma das primeiras fábricas de tecelagem do Estado de São Paulo, fundada em 1890, o centro faz parte do patrimônio público de São Roque.

Com mais de 9 mil m², o conjunto arquitetônico conta com galpões, hoje ocupados por oficinas culturais e profissionalizantes, biblioteca, sala de música e eventos.

Outro espaço que vale a pena conhecer aqui é sua vasta vegetação,  onde fica a trilha ecológica “Caminho das Águas”.

Igreja Matriz de São Roque

Fonte da foto: Flextours

A maior igreja dedicada a São Roque no Brasil não poderia ficar em outro local que não a cidade que leva o seu nome.

Conhecida como Paróquia de São Roque, teve seu primeiro projeto colocado em pé no século XVII, embora apresente traços do estilo colonial barroco em sua arquitetura, graças às diversas reformas que sofreu.

Conta com pinturas na parede e no teto provenientes de artistas plásticos italianos, os irmãos Gentili, bem como vitrais em mosaico que retratam a vida do santo.

Parque Natural Municipal Mata da Câmara

Fonte da foto: Prefeitura de São Roque

Aqui fica a maior reserva ecológica de toda região, reconhecida como patrimônio pela UNESCO. São 130 hectares com vegetação pertencente à Mata Atlântica, que conta com flora e fauna nativa.

Com uma série de trilhas autoguiadas e monitoradas, nascentes e programas para aprendizado de direcionamento por bússola, iniciação ao rapel, dicas de sobrevivência na mata, a Mata da Câmara atrai todo tipo de apaixonado pela natureza.

Morro do Saboó

Fonte da Foto: Trip Advisor

Outro morro desta lista, o Saboó também oferece um lindo mirante aos seus visitantes, capaz de proporcionar uma visão especial da região com cerca de mil metros de altitude.

Seu acesso é feito por uma trilha íngreme, que permite a vista de cidades vizinhas.
Quer saber ainda mais sobre as principais cidades do interior paulista e seu potencial de crescimento? Acompanhe o #Radar nas redes sociais.

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *