O interior do estado de São Paulo tem muito a oferecer. 

Quem nos acompanha, já sabe que tratamos anteriormente aqui sobre o grande potencial do segmento imobiliário em diversas cidades. Além da qualidade de vida que municípios interioranos oferecem, e que têm atraído cada vez mais moradores.

No entanto, mais do que investimentos e negócios, o interior também nos presenteia com excelentes opções turísticas. Portanto, se você busca o que fazer longe da capital e dos maiores centros urbanos, está no lugar certo.

Holambra

Fonte da foto: Pixabay

Localizada a 135 km da capital paulista, Holambra é um pedacinho da Holanda aqui no Brasil. Além de nos presentear com paisagens idênticas à do país dos moinhos, a cidade carrega consigo o título de maior produtora de flores nacional.

Se você se interessa por essa mistura, precisa visitar o município no mês de Setembro, quando acontece a Expoflora – maior evento da cidade, que reúne diversos produtores de flores e empresas de paisagismo. É um deleite olfativo e visual.

São Roque

Fonte da foto: Prefeitura de São Roque

Bastante próxima da cidade de São Paulo, São Roque fica a apenas 70km de distância, e pode oferecer uma mudança de clima bastante agradável para os moradores da metrópole.

Conhecida pelo Roteiro do Vinho, a cidade abriga alguns dos principais produtores da bebida do país. Por exemplo, a Estrada do Vinho tem uma extensão de cerca de 10km, recheada de atrações para os apreciadores de um bom vinho: de produtores a restaurantes, é possível experimentar, consumir e ver como a bebida é produzida.

Ainda se encontra na cidade o Ski Mountain Park, opção para famílias que desejam se divertir com a prática de esqui, snowboard e patinação no gelo. Confira outros pontos turísticos no artigo “Vale a pena morar em São Roque?”.

Itu

Fonte da foto: Prefeitura de Itu

A “Cidade dos Exageros” tem esse nome não é atoa: na Praça da Matriz é possível objetos imensos, símbolos da cidade, como semáforos e orelhões.

Mas, o município tem mais a oferecer: um dos mais antigos do país, já foi considerado uma das cidades mais ricas do Brasil – especialmente durante o Ciclo do Café, do século XVIII ao XX. Graças a isso, pulsa cultura desta época, que pode ser acompanhada por meio de museus, arquitetura e fazendas abertas à visitação. 

Não deixe de conhecer o Museu Republicano de Itu, o Parque Geológico do Varvito e a Praça da Matriz.

Boituva

Fonte da foto: Pixabay

Ao olhar para o céu de Boituva, é comum se deparar com uma paisagem recheada de balões – cartão-postal da cidade interiorana, localizada a 120km da capital paulista.

Portanto, se você busca uma opção para a prática de balonismo e esportes radicais em geral, vai se apaixonar pelo município. São diversas empresas credenciadas e um aeroporto exclusivo para atender os aventureiros, que podem inclusive incluir suas famílias nos saltos de paraquedas e passeios de balão.

Ribeirão Preto

Fonte da foto: Agência Brasil – EBC

Um pouco mais distante, a cerca de 310 km da cidade de São Paulo, Ribeirão preto não deixa de ser um passeio que vale a pena: impulsionada pelo desenvolvimento do agronegócio, o município é hoje um dos maiores polos turísticos do interior paulista.

Lá, é possível se divertir com visitas a diversas atrações como museus, teatros, parques, cachoeiras e jardins. Isso tudo sem falar na agitada vida noturna local, composta de bares, casas noturnas e restaurantes de alta gastronomia.

Serra Negra

Fonte da foto: Wikipedia

Procurando estreitar os laços com a natureza? A cidade de Serra Negra, integrante do Circuito das Águas Paulista, pode ser uma excelente opção.

Localizado a 150 km de São Paulo, o tranquilo município tem opções como o Pico Alto da Serra, considerada a mais bela vista local – graças aos seus 1.310 metros de altitude.

Também há a Disneylândia dos Robôs, um museu criado em torno da obra de Pedrinho Tomé, que constrói robôs com sucatas. 

Vale ainda fazer uma visita ao Parque Represa Dr Jovino Silveira e o Parque Macaquinhos, pedaços bastante vivos e agradáveis da natureza da cidade.

Jundiaí

Fonte da foto: Prefeitura de Jundiaí

O município tem se reinventado no que diz respeito ao turismo, com a criação de cinco novas rotas: Rota do Castanho, Centro Histórico, Cultura Italiana, Uva & Vinho e Terra Nova.

Além de tours por edifícios históricos, museus, belos parques e trilhas, também fazem parte dos atrativos banhos de cachoeiras nos arredores da Área de Proteção da Serra do Japi, adegas, sítios e fazendas focados no turismo rural.

Um dos grandes atrativos locais é a tradicional Festa da Uva, evento que acontece desde 1934 e conta com exposição e venda de produtos, pisa de uvas, cortejos e apresentações culturais.

Por fim, é sempre importante dizer que a cidade interiorana pode ser alcançada de trem, partindo da capital paulista.

Agora que você já sabe o que fazer, não deixe de acompanhar o #RADAR e ficar por dentro de tudo o que acontece no interior paulista.

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *