O estado de São Paulo é o mais populoso do Brasil, além de concentrar o maior PIB do país. Com 645 municípios e uma população estimada de 46.649.132 habitantes, tem uma área que ocupa 2,9% do território nacional, e cerca de 22% do total de moradores da nação.
Todos estes dados nos ajudam a ter um panorama melhor do tamanho e da importância do estado, cuja economia isolada é considerada a 21ª maior de todo o planeta.
E como não poderia deixar de ser, não faltam grandes cidades no meio de todo esse volume e montante. Aliás, você sabe qual é a maior cidade do interior paulista?
Campinas: a maior cidade do interior paulista – e do país
Fonte da foto: Unsplash
Considerado o 10º maior município brasileiro no que diz respeito ao Produto Interno Bruto (PIB), a cidade de Campinas é considerada a maior do interior do estado de São Paulo.
Localizada na região administrativa que leva seu nome, a Região Metropolitana de Campinas, é responsável por uma produção de R$57 bilhões anualmente, segundo informa o IBGE.
Fatores como infraestrutura bastante privilegiada, economia dinâmica e uma malha rodoviária bastante moderna e ampla, a cidade de Campinas é um importante pólo econômico e industrial de todo interior.
Não é atoa que a cidade é chamada de “Vale do Silício brasileiro”: ao menos 30 das 500 maiores empresas de alta tecnologia mundial estão instaladas na cidade, segundo dados da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Social e Turismo.
Localização bastante privilegiada
A cidade de Campinas, primeira não capital a se tornar metrópole no Brasil, está localizada no coração do estado de São Paulo. São apenas 96 km da capital paulista, o principal centro financeiro do país, e 172 km do porto de Santos, o maior da América Latina.
Situada em um encontro de diversas rodovias, que a conectam a todos locais do estado e do país, acaba sendo tarefa fácil chegar ou sair de Campinas.
Outro ponto bastante interessante é o fato da cidade contar com o Aeroporto Internacional de Viracopos, um dos mais modernos do Brasil.
E também faz parte do conjunto de transportes que circunda a cidade uma poderosa malha ferroviária, que ainda que tenha perdido o seu poder de antes, tem recebido constantes estudos para um maior aproveitamento. Especialmente no que diz respeito ao transporte de passageiros.
Fonte da foto: Pixabay
Por que investir em Campinas?
Interessante notar como, mesmo no período da pandemia, diversas empresas ainda optaram por escolher a cidade de Campinas para sediar seus investimentos.
Mas essa não é uma escolha feita sem qualquer justificativa: há uma série de fatos e indicadores que colocam a cidade no topo da lista de locais preferidos para os investidores dos mais diversos segmentos.
Além de todo o fator estratégico e logístico que recobre a maior cidade do interior paulista, há diversos pontos que atraem o dinheiro para Campinas, como:
- IDH elevado;
- Um dos maiores PIBs brasileiros;
- Está entre os maiores centros de pesquisa e tecnologia das Américas;
- Infraestrutura de primeira;
- Centro logístico ideal;
- Fácil circulação interna;
- Espaços culturais bastante diversos;
- Vida noturna agitada e variada;
- Espaços de natureza.
Quer saber mais sobre Campinas e do potencial das principais cidades do interior paulista? Acompanhe o #Radar.