Sorocaba é a cidade que mais registrou vendas de imóveis residenciais entre 31 municípios do interior paulista em 2022. Foram 4.715 unidades vendidas, número que a coloca à frente de grandes municípios como São José do Rio Preto, Guarulhos, Osasco e Campinas. A informação consta no Anuário do Mercado Imobiliário 2022 lançado pelo Secovi-SP (Sindicato da Habitação).

De janeiro a dezembro do ano passado, as cidades do interior pesquisadas pela entidade comercializaram 56.733 unidades, totalizando R$ 20,4 bilhões em vendas, com destaque para o primeiro trimestre, que respondeu por 28% dos negócios. 

No mesmo período, Sorocaba obteve a segunda colocação no ranking de lançamentos imobiliários, com 5.340 unidades lançadas, ficando atrás apenas de Osasco, com 5.667 unidades. 

O estudo, que considerou 31 cidades, revelou um equilíbrio na distribuição de lançamentos ao longo dos quatro trimestres do ano, totalizando 56.469 unidades e um montante de R$ 22 bilhões investidos no setor imobiliário.

Confirmando o bom momento do mercado imobiliário, Sorocaba também liderou a oferta final de imóveis em dezembro de 2022 com 5.267 unidades, à frente de Campinas, Osasco, São José do Rio Preto e São José dos Campos.

Planeta movimenta mercado

Construção do empreendimento Avant-Garde no bairro Campolim, em Sorocaba (SP)

A Construtora Planeta lançou três empreendimentos em Sorocaba no ano passado: Saint Rémy (324 unidades), Horizonte Divino (148 unidades) e Fascínio (216 unidades), totalizando 688 unidades.

Além desses, estão sendo construídos outros seis empreendimentos em diferentes bairros da cidade: Riserva Divino (Largo do Divino), Union Planeta e Pátio Boa Vista (Alto da Boa Vista), Épico Planeta (Jardim Faculdade), Biarritz (Campolim) e Planeta Square Garden (Portal da Colina).

A Planeta também entregará três edifícios este ano: Avant-Garde (Campolim), Connect Planeta (Alto da Boa Vista) e Ícone Planeta (Jardim Faculdade). Além disso, em breve iniciará as obras do empreendimento Toulouse, no Campolim.

“Neste ano chegaremos a mais de 10 obras em andamento, inclusive com o maior canteiro de Sorocaba que é o do empreendimento Planeta Square Garden. A Planeta contribui de forma significativa para o bom resultado de Sorocaba em relação a outras cidades no quesito novos imóveis. Nosso planejamento contempla para este ano mais lançamentos e a entrega de 394 unidades, que movimentam o mercado imobiliário”, afirma Sandro Souza, diretor executivo da Construtora Planeta.

Sobre a Planeta

Fundada em 1998, a Construtora Planeta possui atuação na cidade de Sorocaba (SP) e conta com 56 empreendimentos entregues dentro do prazo e sempre com alta qualidade. É a construtora mais lembrada e querida pelos sorocabanos segundo a pesquisa Top of Mind, do Instituto Ipeso, e Instituto de Pesquisa Cruzeiro do Sul (Ipecs), da Fundação Ubaldino do Amaral (FUA), sediada em Sorocaba.

Destaca-se por iniciativas voltadas à tecnologia, sustentabilidade e inovação, além da causa socioambiental por meio do Instituto Planeta Social, braço da empresa que realiza ações em prol de entidades filantrópicas e de causa animal. Solidez, pioneirismo e inovação estão entre suas principais bandeiras.

Pelo quarto ano seguido, a Planeta é uma das 50 maiores construtoras do país, de acordo com o ranking 2023 da Intec do Brasil (Informações Técnicas da Construção). Além disso, a empresa é líder de mercado em seu segmento na localidade onde tem suas operações, sendo responsável pela maior parte share da região de Sorocaba.

A Planeta ganhou o Prêmio de Produtividade 2021 da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (Abrainc); é recomendada para a certificação da norma internacional ISO 9001:2015 e para o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H) – Nível A; recebeu a certificação da Great Place to Work (GPTW), consultoria global que identifica organizações que criam bons ambientes para se trabalhar em todo o mundo; e conquistou o “Selo Casa Azul – Ouro” da Caixa Econômica Federal, no empreendimento La Vista Moncayo, que reconhece obras que promovem o uso racional de recursos naturais e pensam na melhoria da qualidade da habitação.


Também é responsável pela construção do Ícone Planeta (o edifício mais alto do interior do Brasil), Planeta Square Garden (o primeiro e maior complexo multiuso de Sorocaba) e Dijon (o edifício mais luxuoso da cidade).

About Author

Redação Radar do Interior

1 Comment

    […] construção desses empreendimentos representam investimentos significativos em Sorocaba. Além de gerar empregos durante a fase de obras, vão atrair grande número de visitantes, […]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *