A Região Metropolitana de Jundiaí foi criada no fim do ano de 2021, integrando os municípios de Jundiaí, Cabreúva, Campo Limpo Paulista, Itupeva, Jarinu, Louveira e Várzea Paulista. Totalizando 800 mil habitantes, a proposta que partiu do Executivo Estadual, é a nona região metropolitana de São Paulo.

De acordo com o governo do estado, os principais objetivos da criação de uma região metropolitana são o desenvolvimento socioeconômico regional e o melhor proveito dos recursos, o uso racional do território, a preservação do meio ambiente, a integração do planejamento e execução de funções públicas de interesse comum aos entes públicos da região e a redução da desigualdade regional.

Com a indústria  e logística como principais atividades econômicas da região de Jundiaí, a mesma tem atraído cada vez mais investimentos para seus municípios. E hoje nós vamos apresentar alguns dos principais motivos desse crescente interesse.

Jundiaí

Fonte da foto: Prefeitura de Jundiaí

Um estudo recente, realizado pela FDI American Cities of the Future 2021-2022, publicação especializada do grupo britânico Financial Times, apontou Jundiaí como a 13ª melhor em todo mundo para receber investimentos.

Em base do resultado, foi levado em conta o conjunto das políticas públicas realizadas para a retomada do crescimento econômico e do desenvolvimento das cidades, à medida em que as campanhas de vacinação mantém a pandemia sob controle.

Com população de 426.935 habitantes, a cidade tem outra vantagem em sua localização privilegiada. São apenas 40 minutos da capital São Paulo e 30 minutos de Campinas, além de estar próxima de aeroportos como Cumbica, Guarulhos e Viracopos.

Também chamam a atenção grandes investimentos na infraestrutura da cidade, como a recente autorização para contratar operação de crédito externa no valor de US$ 64 milhões, cerca de R$ 330 milhões, destinados a financiar parte do Programa de Desenvolvimento Urbano e Social.

Serão realizadas mais de 30 ações nas áreas de mobilidade, com obras de infraestrutura viária, drenagem, acessibilidade, meio ambiente, economia criativa e cultura, educação, esporte e saúde, segundo o prefeito Luiz Fernando Machado.

Várzea Paulista

Fonte da foto: Prefeitura de Várzea Paulista

A segunda cidade mais populosa da Região Metropolitana de Jundiaí, Várzea Paulista tem 24.269 habitantes.

Nos próximos anos, o município pode receber o maior volume de investimentos de sua história, que vão fazer da cidade um local ainda mais atraente para empreendedores, indústrias e demais interessados.

Trata-se da participação de Várzea Paulista na Concessão do Trem Intercidades (TIC) do Governo do Estado que criará uma linha férrea direta e rápida entre a Capital e Campinas. É uma demanda solicitada pessoalmente pelo prefeito de Várzea Paulista, professor Rodolfo Braga, em reunião com membros do Governo do Estado.

Outro dado interessante sobre a cidade: um levantamento feito com base nos dados da Secretaria Estadual da Fazenda mostrou que durante o ano de 2021 as empresas locais, englobando o comércio, a indústria, o setor de serviços e a construção civil, apresentou crescimento de 49,32% na produção, em relação a 2020. O número é mais do que duas vezes maior do que a média estadual do período, que foi de 19,71%.

“Várzea Paulista tem mão de obra abundante e qualificada, então as empresas estão procurando diminuir seu custo de transporte, indo em municípios com mão de obra perto da fábrica, e Várzea é exatamente este município”, explica o economista Guido Cantelli em entrevista à Rede Globo.

Itupeva

Fonte da foto: Prefeitura de Itupeva

O município, que tem população de 64.330 habitantes, é conhecido pelo forte aspecto de lazer e turismo, especialmente por conta de sediar a maior parte do complexo turístico Vida Completa SerrAzul, que engloba o parque aquático Wet ‘n Wild e o parque temático Hopi Hari.

Atendida pela Rodovia dos Bandeirantes, Itupeva abriga também o hotel Quality Resort & Convention Center (que tem boa infra-estrutura para eventos), o Shopping SerrAzul e o Outlet Premium.

Ao lado de municípios de Jundiaí, Louveira e Vinhedo, Itupeva integra o Distrito Turístico Serra Azul, iniciativa do governo do Estado de São Paulo em parceria com investidores da iniciativa privada para aquecer e aproveitar o enorme potencial turístico de uma das mais visitadas regiões do interior paulista.

Também está no município a L’Occitane do Brasil, primeira unidade do grupo francês de beleza fora do país de origem. Com área de 23 mil metros quadrados, a fábrica de Itupeva, que foi inaugurada em junho de 2019, possibilitou que sua operação se tornasse totalmente local, com 100% do portfólio produzido no Brasil.

Agora nós queremos saber: o que você achou deste artigo? Não deixe de compartilhar conosco a sua opinião, que é muito importante para o nosso crescimento.
Nos acompanhe no #Radar para conhecer ainda mais sobre todo o potencial econômico, tecnológico e cultural que o interior paulista tem a oferecer.

About Author

Alexandre Fernandes

Redator/Copywriter com experiência no mercado, desenvolvendo conteúdos para ADS, redes sociais, Inbound Marketing, SEO e roteiros audiovisuais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *